SETEMBRO: Mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio
É preciso ficar atento aos sinais
O objetivo principal do Setembro Amarelo é quebrar o tabu em torno do suicídio, orientando e incentivando as pessoas a falarem sobre o assunto e buscarem ajuda. Os números são preocupantes e sabe-se que em algum momento um percentual significativo dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.
Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo. É importante ficar atento a isolamento das pessoas, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse pelo que gostava, descuido com aparência, piora no desempenho escolar ou profissional, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”, podem indicar necessidade de ajuda. Diante desse quadro é importante consultar um profissional especializado e buscar ajuda que pode vir de um amigo, colega de trabalho ou escola, professores ou alguém próximo.
Um recurso disponível gratuitamente é do CVV – Centro de Valorização da Vida. Pelo telefone 188 profissionais treinados atendem as pessoas e funciona 24 horas. Se preferir pode mandar e-mail ou falar pelo chat acessados pelo site www.cvv.org.br. Ali também estão disponibilizadas várias informações sobre a importância da prevenção. Todos podem utilizá-los.
Conte com o S.P.A. Saúde
Se precisar de orientação sobre profissionais que fazem atendimento na área ligue para o SABe – Serviço de Atendimento ao Beneficiário (11) 3146.3131 opção 3. Quem participa do Programa de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças do S.P.A. Saúde conta com essa orientação no próprio programa acompanhado pelos profissionais da área.