O ano que passou foi marcado por impactos na economia mundial e o setor de saúde foi bastante afetado pelas constantes altas de seus custos assistenciais, pelo aumento da
procura por procedimentos médico-hospitalares represados durante a pandemia do Covid-19 nos dois últimos anos, entre outros fatores.
O resultado negativo nos planos de saúde suplementar do país superou R$ 3 bilhões entre janeiro e setembro de 2022. Mesmo diferenciando-se sobremaneira de vários outros planos o S.P.A. Saúde registrou um aumento próximo a 20% em seus gastos assistenciais em comparação a 2021, o que contribuiu para a ocorrência de um déficit na ordem de R$ 573 mil no final do ano. Para os gestores do plano o resultado já era esperado, afinal, nossa responsabilidade será sempre atender as necessidades dos beneficiários em quaisquer momentos de suas vidas.
Mesmo diante de um cenário preocupante, o S.P.A. Saúde cresceu cerca de 5% no número de beneficiários. Passamos de 22.181 em 1º de janeiro de 2022, para 23.285 em dezembro de 2022, número impulsionado pelo lançamento da Campanha Carência Reduzida. Sem dúvida é possível melhorar buscando mais crescimento e sustentabilidade. Para isso, o envolvimento direto de dirigentes, representantes e equipes é fundamental na ampliação do número de vidas em nossas associadas. Para se ter uma ideia, hoje são cerca de 70.000 produtores filiados às cooperativas, associações e sindicatos de produtores que oferecem o plano. Apenas 10% são titulares dos planos de saúde.
Crescer nesse universo é o desafio que se propõe neste e nos próximos anos.
Contamos com a parceria de todos!