Arma poderosa no combate ao Câncer de Colo de Útero

A cada ano, milhares de mulheres são diagnosticadas com a doença e um número elevado perdem suas vidas. A prevenção é fundamental. Para orientar nossas beneficiárias conversamos com a Dra. Larissa Silva Souza Sandom, ginecologista e obstetra do corpo clínico da Vida Vale em Taubaté. Acompanhe:

S.P.A. SAÚDE: O que causa o câncer do colo de útero e qual sua origem? DRA. LARISSA: O câncer do colo do útero é causado, na maioria dos casos, por uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, e os mais relacionados com o câncer de colo de útero são o HPV 16 e 18. A maior parte das mulheres vai entrar em contato com o HPV ao longo da vida. Isso não significa que essas pacientes vão ter lesão pelo HPV. Em geral, isso é um balanço entre a imunidade versus infecção pelo vírus.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. Muitas mulheres desconhecem que além da infecção por HPV, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero. São eles: tabagismo, imunossupressão, alterações da flora vaginal.

S.P.A. SAÚDE: A vacinação contra o HPV nos jovens é o caminho mais seguro para a extinção de infecções? Qual a idade correta para vacinação nos adolescentes? Desde setembro de 2022, o Ministério da Saúde mudou alguns critérios de Vacinação contra o HPV. Atualmente a vacina é aplicada em qualquer pessoa de 9 a 14
anos de idade, independente do sexo. Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo consiste em duas doses da vacina (com diferença entre 2 meses entre elas).

S.P.A. SAÚDE: A partir de que idade é recomendado o acompanhamento com o ginecologista para evitar a doença?

DRA. LARISSA: Apesar de o Ministério da Saúde indicar iniciar o rastreamento (com coleta de Papanicolau) a partir dos 25 anos de idade, por conta do início precoce da vida sexual, vale a pena que essa adolescente seja avaliada desde quando acontece a primeira menstruação (menarca) e ainda mais, após iniciar sua vida sexual para esclarecimentos e orientação. S.P.A. SAÚDE: Quais os sintomas que servem de alerta para as mulheres?

DRA. LARISSA: Quando em fase inicial, o câncer de útero pode não dar nenhum sintoma. Por conta disso, é muito importante a avaliação periódica com sua ginecologista para que seja avaliada clinicamente. Quando em casos avançados, o câncer de colo pode causar: Dor pélvica, corrimento que não melhora com medicação habitual, dor e sangramento na relação sexual, etc.

S.P.A. SAÚDE: Antes de tornar-se maligno, o tumor leva quanto tempo? Quais as manifestações?

DRA. LARISSA: As alterações pré-malignas (NIC 1,2 ou 3) podem ser assintomáticas e, geralmente, tanto a resolução quanto a progressão das lesões demora de meses a anos. Por isso, na maioria das vezes a coleta de Papanicolau anual é suficiente para rastrear as alterações de colo de útero. Em casos específicos, pode ser necessária a avaliação e coleta de exame com uma frequência maior, assim como a realização de exames complementares como a colposcopia e a biópsia do colo do útero.

A DRA. LARISSA SANDOM é credenciada do S.P.A.Saúde e atende na CLÍNICA VIDA VALE EM TAUBATÉ. A clínica também conta com profissionais das seguintes especialidades: Anestesiologia

Cardiologia
Cirurgia do aparelho digestivo
Cirurgia geral
Cirurgia oncológica
Cirurgia vascular
Coloproctologia
Endocrinologia
Endoscopia
Ginecologia e obstetrícia
Nutrição
Psicologia
Reumatologia
Urologia

A Clínica da Vida Vale fica na Avenida Itália, 190 – Jardim das Nações, Taubaté.
Agendamento de consultas pelo telefone:
(12) 3609-5400.

Atenção.

Portais em manutenção, por favor retornar mais tarde.

Formulário de interesse de adesão
(Cooperativas, Associações e Sindicato de produtores rurais)

Formulário de interesse de adesão
(Pessoa Física)